Evolução dos Painéis de Madeira: Como Surgiram o Compensado, MDF e MDP

Evolução dos Painéis de Madeira: Como Surgiram o Compensado, MDF e MDP

Compensado

O conceito existe desde o antigo Egito (3.500 a.C), pedaços de madeira compensada foram encontrados em sarcófagos e móveis. Essa técnica era usada para economizar madeiras nobres, fazendo o uso de madeiras comuns no meio e as mais raras nas faces.

Em 1840 Immanuel Nobel (pai de Alfred Nobel), concebeu que a colagem de várias camadas finas e madeira se tornavam mais fortes e resistentes a uma única camada mais grossa.

A primeira patente do compensado que conhecemos hoje é de 1865, porém sua produção em larga escala teve início em 1905 por uma empresa americana. Durante as grandes guerras as indústrias começaram a explorar todo o potencial que o compensado oferece, em aviões, barcos e na construção civil.

(Havilland DH.98 – Avião britânico usado na segunda guerra).

O compensado é madeira, foi e é fundamental para o design de móveis, grandes nomes como Charles e Ray Eames e Alvar Aalto revolucionaram com sua apresentação em mobiliários com curvas e acabamentos excepcionais.

Utilizar o compensado como matéria prima para móveis proporciona uma infinidade de possibilidades construtivas, acabamentos e revestimentos. É o resultado do que há de melhor na engenharia da madeira.

 

MDF – Fibras de Média Densidade

Criado em 1960 nos Estados Unidos e depois nos anos 70 também começou a ser produzido na Europa. Sua produção no Brasil teve início em 1997, quando Duratex decidiu investir US$ 70 milhões na construção da fábrica na cidade de Agudos/SP.

O MDF é uma combinação entre as fibras de madeira e resina sintética submetidas a uma grande pressão e calor. Desta forma as chapas se tornam uniformes e com uma superfície extremamente lisa e plana.

O fato de as fibras serem distribuídas aleatoriamente os cortes e usinagens das peças podem ser feitos em qualquer direção, sem que rupturas e lascas sejam retiradas durante o processo.

MDP – Partículas de Média Densidade ou Aglomerado

O início foi com o nome de Aglomerado e as primeiras referências do conceito surgiram em 1887, porém foi em 1932 que se encontrou um processo de fabricação mais viável me grande escala.

Em 1966 sua produção se iniciou no Brasil, no estado do Paraná.

O termo MDP surgiu nos anos 2000 para reposicionar o produto, devido aos aglomerados fabricados anteriormente com menos tecnologia se desfazerem e esfarelar com facilidade.

Similar ao MDF, porém com a diferença que as partículas finas se acomodam nas faces, e as mais grossas no centro da chapa. É fabricado desta forma para que se tenha uma superfície menos irregular e aplicação revestimentos.

 

0 comentários

Deixe um comentário